Entre as inúmeras atrações turísticas de Santa Catarina, o turismo religioso também merece destaque, atraindo centenas de peregrinos.

As atrações vão de igrejas centenárias a grutas católicas, além de romarias, peregrinações, procissões marítimas e celebrações de fé, que envolvem os fiéis catarinenses e atraem visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo.

Conheça os destinos turísticos religiosos mais procurados em Santa Catarina:

Nova Trento: Santa Madre Paulina

O santuário mais conhecido e visitado em Santa Catarina é o Santuário de Madre Paulina, a primeira santa do Brasil, localizado em Nova Trento.

Nascida na Itália em 1965, Amabile Lúcia Visintainer chegou ao Brasil em 1875. Em julho de 1890 com sua amiga, Virginia Rosa Nicolodi, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, da qual foi madre superiora. Diante das adversidades, costumava repetir: “Não desanimeis embora venham ventos contrários”. Ela morreu em 1942 e a canonização foi oficializada pelo papa João Paulo em 19 de maio de 2002.

O santuário é um parque ecológico, onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza e fazer trilhas.

Angelina: Gruta e Santuário de Angelina

O Santuário Mariano ou Santuário Nossa Senhora de Angelina é formado pela Gruta Imaculada Conceição e 14 estações da Via Sacra. Localizada no centro da cidade, a Gruta foi criada em 1899 pelo frei Zeno Wallbroehl, em cumprimento de uma promessa. Acometido de uma doença grave, o religioso prometeu à Nossa Senhora que faria uma gruta caso ficasse curado.

A gruta guarda uma imagem vinda da Alemanha, encomendada pelo frei, que morreu antes da sua chegada, em 1902. Em meio a quedas d’água e plantas nativas, o caminho até a gruta é um ziguezague, com passagens da Via Sacra produzidas em gesso por um artesão na Alemanha, em 1900.

Nova Veneza: Santuário Nossa Senhora do Caravaggio

Em 1957, em visita a Caravaggio, Dom Anselmo Pietrulla, Bispo Diocesano, sugeriu à comunidade a construção de um Santuário Diocesano dedicado a Nossa Senhora de Caravaggio. O santuário tem a forma de cruz com 40 metros de comprimento e aproximadamente 800 metros quadrados.

No interior do santuário há uma gruta. Aos pés da imagem de Nossa Senhora, corre água pura, vinda de uma fonte natural.

Treviso: Estátua de Jesus Cristo

Um mirante com a imagem de Jesus Cristo com os braços abertos é a atração na cidade de Treviso. O mirante contempla os morros que rodeiam a cidade, valorizando a observação da paisagem. São 15 metros de altura, entre imagem e base.

A imagem era um desejo de anos da comunidade e foi construída pelo artista catarinense Osvaldo Zanini. Embaixo, fica uma capela em homenagem a São Pedro, santo que os primeiros colonizadores da cidade escolheram como padroeiro.

Imaruí: Santuário e gruta Beata Albertina Berkenbrock

Beata Albertina Berkenbrock morreu aos 12 anos de idade, no dia 15 de junho de 1931. Natural de Imaruí, no Sul de Santa Catarina, a menina foi atacada em um matagal por um conhecido da família. A garota resistiu à tentativa de abuso sexual e foi degolada pelo agressor. Por lutar para preservar sua virgindade, ela foi chamada de santa mártir.

Depois de sua morte, o túmulo onde foi enterrada passou a ser um ponto de procissões, que fica no Cemitério de São Luís, uma pequena comunidade que pertence a Imaruí, mas localizada no limite com São Martinho, por onde o acesso é mais fácil.

O processo de beatificação iniciou em 1952, foi paralisado durante várias décadas, retomado no ano de 2000 e concluído em 20 de outubro de 2007.

Vargem do Cedro: capital mundial das vocações

Você sabia que a capital mundial das vocações está localizada muito perto do Hotel Internacional Gravatal?

Vargem do Cedro é um distrito do município de São Martinho e é considerado pelo Vaticano a capital mundial das vocações, devido ao grande número de religiosos que saíram desse local. Se destaca também por sua exuberante natureza, e por sua cultura alemã, atraindo assim muitos turistas.

O povo de Vargem do Cedro caracteriza-se pela religiosidade e sempre organizou uma vida social e comunitária em torno da igreja.

Gravatal: Igreja de São Sebastião

Em Termas do Gravatal, onde está localizado o Hotel Internacional Gravatal, a Igreja de São Sebastião também é destaque para quem se interessa pelo turismo religioso. A igreja foi construída em 1842 por açorianos oriundos da Colônia de Laguna e abriga uma obra do artista e professor alemão Hugo Berndt: o altar-mor.

Visitar as grutas e santuários em Santa Catarina está na sua lista de passeios? Então confira as distâncias a partir do Hotel Internacional Gravatal e aproveite para se hospedar no melhor hotel da região:

Nova Trento (Santa Madre Paulina): 189Km (Via SC-281 e SC-108)

Angelina (Gruta e santuário de Angelina): 121Km (Via SC-108 e SC-281)

Nova Veneza (Santuário Nossa Senhora do Caravaggio): 80Km

Treviso (Estátua de Jesus Cristo): 64Km

Imaruí (Santuário e gruta Beata Albertina Berkenbrock): 38Km

Vargem do Cedro (Capital Mundial Das Vocações): 41Km

Faça a sua reserva no Hotel Internacional Gravatal e venha conhecer os santuários em Santa Catarina!

 

Hotel Internacional Gravatal