Festividades do mês de outubro

Quando chega o mês de outubro tudo vira festa em Santa Catarina. O calendário de eventos do mês é repleto de comemorações por todos os cantos do estado e o que não falta são opções de diversão para todos os gostos e idades.

Com a influência dos colonizadores, principalmente os europeus, Santa Catarina desfruta de uma rica tradição, tanto na gastronomia, quanto nos costumes. E o mês de outubro é dedicado para celebrar a cultura desses povos. O resultado é muita comida típica saborosa, apresentações culturais, bandas, desfiles e, claro, também muito chope.

Confira as festividades do mês de outubro mais tradicionais em Santa Catarina:

 

Oktoberfest

A Oktoberfest de Blumenau é a maior festa alemã da América do Sul, consagrada como a segunda maior do mundo e o maior evento cultural de Santa Catarina. E não é para menos. Durante o evento, que neste ano acontece de 09 a 27 de outubro, milhares de pessoas passam pelo Parque Vila Germânica.

Na programação, diversas atrações artísticas, musicais e culturais, desfiles temáticos e grande variedade de chopes e gastronomia típica.

Para quem gosta de apreciar a gastronomia típica alemã, a Oktoberfest Blumenau é, literalmente, um prato cheio. A festa conta com seis restaurantes, uma praça de alimentação e vários pontos gastronômicos espalhados pelo Parque. São mais de 150 itens do melhor da gastronomia típica germânica que podem ser harmonizados com chopes e cervejas artesanais e envazados. Uma bela pedida, não é mesmo?

Os setores abrem diariamente a partir das 18h. Aos sábados, domingos, feriados e véspera de feriados, os setores abrem às 11h.

Quando: 09 a 27 de outubro.

Onde: Parque Vila Germânica, Blumenau.

Distância do Hotel Internacional Gravatal: 290 Km.

 

Heimatfest

A Heimatfest, ou Festa da Origens, é considerada uma das maiores festas do sul de Santa Catarina e acontece na cidade de Forquilhinha. A Heimatfest é realizada a cada dois anos, intercalando com a Festa do Colono. Em 2019, o evento que acontece de 10 a 13 de outubro.

A Heimatfest é um resgate das tradições culturais de Forquilhinha, que valoriza costumes há muito tempo trazidos pelos colonizadores, sejam eles alemães, italianos, poloneses, portugueses ou japoneses, e ainda influência dos afrodescendentes.

Nos dias de festividades e atrações, há desfiles, apresentações artísticas e musicais, atividades esportivas, encontros e palestras, mostras e exposições, concursos, diversidade gastronômica, festivais, bailes, shows, lazer e entretenimento. As atrações da Heimatfest são realizadas em sua maioria no Centro de Eventos com rua coberta, no Centro de Forquilhinha.

Um dos mais tradicionais eventos da Heimatfest é o Desfile Histórico Cultural. Entre as atrações do desfile, as primeiras profissões da época e representantes das etnias colonizadoras do município.

Quando: 10 a 13 de outubro.

Onde: Centro de Eventos, Forquilhinha.

Distância do Hotel Internacional Gravatal: 97 Km.

 

Fenarreco

A Fenarreco é uma festa de tradição alemã realizada anualmente na cidade de Brusque. Neste ano, a festa acontecerá entre os dias 10 e 20 de outubro.

A gastronomia típica é a atração principal do evento. Como não poderia deixar de ser, o prato principal é o marreco recheado com repolho roxo. Mas os visitantes também podem saborear o eisben (joelho de porco), salsichas especiais, petisco alemão e o marreco crispy (tiras empanadas peito de marreco).

Além da gastronomia, muitas outras atrações fazem parte do evento, que é a maior festa de Brusque. Grupos folclóricos mostram, por meio da música e da dança, a tradição e a cultura germânica dos imigrantes. E para garantir a diversão para todas as idades, o evento conta com muitas brincadeiras tradicionais, como chope em metro, corrida do tamanco, serra-serrador e corrida do saco. Durante os onze dias de festa, mais de 30 bandas sobem ao palco para animar o público.

O desfile oficial, onde milhares de pessoas percorrem a avenida Cônsul Carlos Renaux, no Centro de Brusque, para dar as boas-vindas à Fenarreco, está marcado para o dia 10 de outubro, às 18h30.

Quando: 10 a 20 de outubro.

Onde: Pavilhão de Eventos da Fenarreco, Brusque.

Distância do Hotel Internacional Gravatal: 241 Km.

 

Festa do Produto Colonial

A Festa do Produto Colonial também faz parte do calendário das festas de outubro em Santa Catarina e acontecerá no último fim de semana do mês, entre os dias 25 e 27. O evento, que acontece na cidade de São Martinho, é uma ótima opção de diversão para que se hospeda no Hotel Internacional Gravatal, principalmente pela proximidade. Em apenas 30 minutos de deslocamento você chegará ao local da festa.

A Festa do Produto Colonial tem o objetivo de preservar e cultivar a tradição alemã dos colonizadores, além da divulgação do município e dos produtos coloniais dos agricultores.

O evento conta com diversas atrações para todas as idades e públicos. Feira de artesanato, feira de produtos coloniais, apresentações folclóricas, competições típicas, concurso de chope em metro e diversos shows fazem parte da programação. No pavilhão gastronômico, a culinária alemã é o carro chefe.

Uma das atrações mais esperadas da Festa do Produto Colonial é o tradicional desfile típico, que envolve toda a comunidade trazendo pequenas representações da cultura alemã. O desfile é realizado no centro da cidade, na manhã do dia 27, domingo.

A festa acontece no Parque do Produto Colonial, no centro da cidade. A entrada é gratuita.

Para sua comodidade, hospede-se no Hotel Internacional Gravatal e aproveite a festa.

Quando: 25 a 27 de outubro.

Onde: Parque do Produto Colonial, São Martinho.

Distância do Hotel Internacional Gravatal: 28 Km.

 

Para curtir as festas de outubro em Santa Catarina, tomar aquele chope e retornar com segurança ao Hotel Internacional Gravatal, organize seu passeio utilizando o serviço de aluguel de vans. Quem se hospeda no Hotel Internacional Gravatal pode contar com a L&M Turismo e Receptivo, de Termas do Gravatal. Confira mais informações aqui.

Faça a sua reserva e venha se divertir com as festividades do mês de outubro em Santa Catarina!

 

Hotel Internacional Gravatal – Termas do Gravatal