Etnia espanhola em Santa Catarina

Vamos continuar nossa série de postagens sobre as etnias em Santa Catarina e chegou a vez de falarmos um pouco mais sobre a etnia espanhola.

Santa Catarina é uma verdadeira mistura de povos. São tantas culturas e costumes diferentes que fazem do nosso estado um território único. Você acompanhou nossas postagens sobre as etnias alemã, italiana, africana, polonesa e portuguesa? Não deixe de conferir e ficar por dentro de tudo sobre a colonização, história e costumes do nosso estado.

E então, vamos lá conhecer um pouco mais sobre a etnia espanhola em Santa Catarina?

 

Colonização

Os espanhóis são protagonistas de capítulos importantes da história de Santa Catarina. Você sabia que a capital do nosso Estado já foi território espanhol?

A Ilha de Santa Catarina era território da coroa portuguesa conforme o Tratado de Tordesilhas, que foi criado em 1494. Mas, em 1777 a ilha foi invadida por espanhóis que tomaram posse das terras, muito desejadas pela sua posição estratégica e por servir de porto natural. Os espanhóis não encontraram nenhuma resistência por parte dos militares portugueses, que eram em um número muito inferior.

Os militares espanhóis se dividiram pela ilha, trabalhando principalmente na pesca da baleia. Alguns até se casaram e tiveram filhos com moradoras locais.

Os militares portugueses sabiam da importância do local e fizeram algumas míseras tentativas de tomar de volta o território, todas sem sucesso. As terras só voltaram a pertencer a Portugal com o Tratado de Ildefonso, em 1778.

 

Gastronomia

Quando se fala da gastronomia da Espanha, certamente o primeiro prato típico que nos vem à cabeça é a “paella” ou mesmo a “tortilla”, não é mesmo? Mas além dessas, muitas outras iguarias gastronômicas fazem parte da culinária espanhola, que possui como grande diferencial a variedade de alimentos e receitas.

A culinária espanhola utiliza muita batata, especiarias variadas, legumes e frutos do mar. Outro produto muito apreciado na Espanha é o vinho, que acompanha as refeições principais.

E como é de praxe, separamos uma receita típica para você colocar a mão na massa. Selecionamos uma que é considerada a rainha da cozinha espanhola, consumida por todo o país e adaptada a todos os gostos: a tortilla de patata.

A tortilha é o exemplo perfeito da simplicidade e delícia da gastronomia espanhola. Preparada com ovo e batatas fritas, lembra bastante o omelete e é muito saborosa e nutritiva.

Confira a receita:

Tortilla de patata

Ingredientes

3 batatas grandes

1 cebola

5 ovos

250 ml de azeite

Sal (a gosto)

Pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de preparo

Descasque as batatas e corte em rodelas. Faça o mesmo com as cebolas. Esquente o azeite em uma frigideira e frite as batatas e as cebolas em fogo médio. É importante fritar as batatas até elas amolecerem e poderem ser quebradas em pequenos pedaços. Bata os ovos em uma tigela com sal e pimenta-do-reino. Retire as batatas da frigideira, mantendo um pouco de azeite para cozinhar a tortilla. Acrescente as batatas aos ovos e misture. Esquente uma frigideira com um pouco da azeite e jogue a mistura de ovos e batatas. Cozinhe em fogo médio até que a parte inferior fique dourada e vire do outro lado e doure também. A tortilla está pronta. Quando ela estiver no ponto, coloque em um prato e deixe esfriar antes de consumir.

Ficou com água na boca? Então aproveite a nossa dica e coloque a mão na massa!

 

Festas típicas

– Festa das Etnias: Em Criciúma, no sul do Estado, é possível vivenciar um pouco de cada uma das etnias que colonizaram a cidade, entre elas a etnia espanhola. O evento mantém as tradições étnicas e tem como principal objetivo promover as manifestações culturais e integrar os colonizadores da região, repassando sua história e tradições. A Festa das Etnias em setembro, no Centro de Eventos José Ijair Conti, em Criciúma.

Distância do Hotel Internacional Gravatal até a cidade de Criciúma: 85 Km.

 

O que você achou da nossa série de postagens sobre as etnias em Santa Catarina? Deixe seu comentário! E venha se hospedar no Hotel Internacional Gravatal para desfrutar de tudo isso e muito mais! Faça a sua reserva!

 

Hotel Internacional Gravatal – Termas do Gravatal