Etnia portuguesa em Santa Catarina

Santa Catarina é um estado com a colonização voltada para o povoamento. Assim, foi povoado por imigrantes, em sua maioria, alemães, italianos e portugueses. Nas postagens anteriores já conhecemos sobre a colonização italiana e a alemã. E agora chegou de hora de conhecermos um pouco mais sobre a etnia portuguesa, com traços fortes presentes no nosso dia a dia. Vamos lá?

Colonização

A província de Santa Catarina já era historicamente colonizada pelos portugueses, principalmente os açorianos, que habitavam a costa. A chegada dos imigrantes açorianos, a partir de 1748, foi uma estratégia da Coroa Portuguesa para ocupar o território e ajudar no cotidiano da vida militar.

A adaptação dos açorianos foi lenta e difícil. Sua tradicional cultura do trigo não se adequou ao clima da região. No entanto, acabaram por ter no cultivo da mandioca, até então desconhecida por eles, a atividade básica, e no preparo da farinha, a principal fonte de renda.

A imigração açoriana também coincide com o desenvolvimento das armações de baleia. Com isso, boa parte dos colonos acabaram se empregando na atividade pesqueira e na construção naval. A tradição pesqueira ainda é bastante forte atualmente.

As técnicas de pesca, o carro-de-boi, a olaria de cerâmica utilitária e decorativa, a renda-de-bilro, a “farra-do-boi”, as festividades do Divino, o “pão-por-Deus”, os fandangos, entre outros costumes, são herança desses colonizadores viva até os dias atuais, assim como os casarios preservados, que encantam pela beleza e riqueza de detalhes.

Gastronomia

Portugal possui uma gastronomia muito rica, diversificada e cheia de bons ingredientes. Com uma dieta mediterrânea, os portugueses consomem muitos peixes, frutos do mar, azeites, azeitonas e legumes.

O bacalhau é uma das comidas típicas de Portugal mais famosas, é o peixe mais consumido no país. Existem diversas formas de prepará-lo, como entrada ele é servido em forma de bolinho de bacalhau, pataniscas ou até mesmo cru. Como prato principal, ele pode ser à Gomes de Sá, à Brás, com natas, assado com batatas, frito, com broa, entre diversas outras maneiras.  Além de ser muito saboroso, é bastante saudável. Uma delícia da culinária portuguesa.

Vamos colocar a mão na massa? Separamos para você uma deliciosa receita de bolinhos de bacalhau. Confira:

Bolinho de bacalhau

Ingredientes

250 g de bacalhau dessalgado, escaldado e moído ou processado

½ kg de batatas cozidas e espremidas ainda quentes (deixe esfriar)

1 ovo

Sal e salsa picadinha

Cerca de 1 xícara (chá) de farinha de trigo

Azeite de oliva ou óleo para fritar

Modo de preparo

Misture o bacalhau com a batata, o ovo e sal e salsa a gosto e vá adicionando a farinha aos poucos, enquanto mistura, até incorporar bem e dar liga (ponto de enrolar). Modele os bolinhos e frite-os aos poucos, em óleo quente abundante, virando para dourar por igual. Deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva quente ou morno.

Festas típicas

Ao longo do ano, municípios de todas as regiões catarinenses realizam animadas festas típicas para celebrar a cultura dos colonizadores, a gastronomia e a produção local. Essas celebrações costumam atrair visitantes das cidades vizinhas e turistas de outros Estados.

Confira as principais festas típicas portuguesas de Santa Catarina:

– Festival do Camarão: A festa acontece na cidade de Porto Belo e, ao contrário da maioria das festas de outubro em Santa Catarina, o evento no Litoral Norte valoriza a colonização portuguesa, especialmente a cultura açoriana. O ponto alto da festa é a gastronomia que tem como base o camarão e os frutos do mar.

Distância do Hotel Internacional Gravatal até a cidade de Porto Belo: 203 Km.

– Festa Nacional do Camarão: Se você gosta de camarão, essa é mais uma opção de festa para curtir em Santa Catarina. O evento acontece na cidade de Imbituba e a programação inclui feira de produtos industriais e artesanais, shows regionais, nacionais e internacionais, além da culinária típica, com diversos pratos e petiscos à base do crustáceo. A festa é realizada no mês de fevereiro, no Pavilhão Municipal de Eventos.

Distância do Hotel Internacional Gravatal até a cidade de Imbituba: 76 Km.

– Marejada: Em Itajaí, a Marejada é uma das festas típicas portuguesas mais tradicionais do Estado. O evento é marcado pela apresentação de produtos do mar através da culinária, das exposições e do folclore português. O nome é relacionado ao apelido que os pescadores deram ao sobe e desce das marés. A festa é realizada durante o mês de outubro, no Centro de Eventos Marejada.

Distância do Hotel Internacional Gravatal até a cidade de Itajaí: 236 Km.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a etnia portuguesa em Santa Catarina? Venha se hospedar no Hotel Internacional Gravatal para desfrutar de tudo isso e muito mais! Faça a sua reserva!

 

Hotel Internacional Gravatal – Termas do Gravatal