Etnia italiana em Santa Catarina

Chegou o momento de falarmos um pouco mais sobre cada uma das etnias presentes em Santa Catarina. Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre a cultura italiana no Estado?

Os imigrantes italianos foram pessoas que contribuíram muito para o desenvolvimento de Santa Catarina, deixando rastro de sua cultura não só para os descendentes, mas para toda a população.

 

Colonização

Os imigrantes italianos começaram a imigrar em número significativo para o Brasil a partir da década de 1870. Um grande número de italianos que vieram para Santa Catarina era originário de uma região do norte da Itália, conhecida como “o Trentino”, que tem seu ponto central na cidade de Trento.

Os imigrantes italianos se dirigiram inicialmente à duas áreas de colonização: Brusque e Blumenau. Daí partiram em grupos para regiões do interior, visando fundar novas colônias.

O agricultor italiano difundiu em Santa Catarina as culturas agrícolas com as quais já estavam familiarizados: a uva, o arroz, o milho, e o fumo. O vinho logo começou a ser produzido, pois era um produto muito apreciado pelos italianos.

Atualmente, vivem em Santa Catarina cerca de três milhões de italianos e descendentes, representando quase a metade da população catarinense.

 

Gastronomia

Para muitos italianos, a gastronomia é um dos elementos mais importantes de sua cultura. E não é para menos. A culinária italiana desperta paixões e é considerada uma das melhores do mundo.

Um alimento que é símbolo italiano é a pizza. Foi na Itália, especialmente na cidade de Nápoles, que a receita se desenvolveu e foram criados os melhores sabores e técnicas de preparo. Por lá, o sabor mais pedido é o clássico margherita.

Deu água na boca? Então separe os ingredientes, coloque a mão na massa e execute e receita pra lá de italiana que separamos para você:

 

Pizza Marguerita

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo

1 ovo

100 ml de leite

300 ml de água

20 g de fermento biológico em pó

½ colher (sopa) de sal

1 colher (café) de açúcar

20 ml de azeite (3 colheres de sopa)

Molho de tomate pronto

Muçarela para cobrir

Folhas de manjericão

Azeitonas verdes

Modo de preparo

Em uma bacia, misture bem a água, o leite, o azeite e o ovo. Então, adicione a farinha de trigo e o fermento e misture novamente. Coloque sobre uma bancada polvilhada com farinha e sove por cerca de 15 minutos, até desgrudar das mãos. Faça porções redondas de 180 g cada com a massa.

Abra cada uma com os dedos em discos pequenos, coloque-os sobre uma bancada polvilhada com farinha de trigo, cubra com um pano úmido e deixe descansar por 15 minutos.

Abra os discos com um rolo de massa e coloque em uma forma de alumínio para pizza, polvilhada com farinha de trigo. Passe duas colheres (sopa) de molho de tomate sobre cada um. Leve ao forno preaquecido (220º C) e asse por mais ou por 20 minutos.

Se usar uma pedra refratária para assar, aqueça a pedra por 10 minutos, coloque o disco de massa sobre a pedra, passe o molho de tomate e leve para assar em forno alto por 10 minutos. Retire do forno, cubra com muçarela ralada e leve ao forno novamente até derreter o queijo. Retire do forno e cubra com tomates em rodelas, folhas de manjericão e azeitonas verdes.

Fácil e deliciosa, não é mesmo?

Para quem prefere não colocar a mão na massa, mas gosta de apreciar as deliciosas receitas italianas, nossa dica é programar-se para participar dos eventos gastronômicos do Hotel Internacional Gravatal!

 

Festas típicas

Relembrar as tradições dos colonizadores costuma ser o objetivo principal das festas típicas italianas em Santa Catarina. Além de trazer um pouco da Itália para perto de seus descendentes, os eventos atraem milhares de turistas para apreciar pratos típicos, conferir apresentações culturais e se divertir ao som da tradicional Tarantela.

Diversos eventos fazem parte da programação pelo Estado. Confira os principais:

 

– Incanto Trentino: a Festa Incanto Trentino, que acontece na cidade de Nova Trento, resgata as tradições, os usos e os costumes do povo neotrentino. Durante a festa é possível apreciar a culinária típica italiana, shows musicais, apresentações de danças trentinas e outros atrativos. A festa acontece no mês de agosto.

Distância do Hotel Internacional Gravatal até a cidade de Nova Trento: 224 Km.

 

– Festa da Gastronomia Típica Italiana: a festa acontece na cidade de Nova Veneza, durante o mês de junho. A programação do evento é voltada para as tradições italianas e conta com atrações culturais, arte, história, shows, concursos, desfiles locais e muita gastronomia típica. É durante a Festa da Gastronomia Típica Italiana que acontece o tradicional Carnevale di Venezia.

Distância do Hotel Internacional Gravatal até a cidade de Nova Veneza: 102 Km.

 

– Festa do Vinho: o evento acontece no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, na cidade de Urussanga, e conta com atrações nacionais, gastronomia típica, atrações culturais e, como não poderia deixar de ser, muito vinho. A festa é realizada no mês de agosto.

Distância do Hotel Internacional Gravatal até a cidade de Urussanga: 51 Km.

 

– Ritorno Alle Origini: no mesmo local da Festa do Vinho, em Urussanga, acontece também outra festa que enaltece os costumes italianos. Na Ritorno Alle Origini, a gastronomia é elaborada por entidades e associações culturais, contribuindo com a filantropia. Exposições culturais e atrações musicais fazem parte da programação. A festa acontece durante o mês de maio.

 

– Festitalia: o palco do evento é o mesmo da Oktoberfest – Vila Germânica, em Blumenau – mas as atrações são totalmente voltadas para a celebração da cultura italiana. Música e gastronomia típica, apresentações culturais e shows fazem parte da programação do evento que acontece em julho e é a maior festa italiana do Estado.

Distância do Hotel Internacional Gravatal até a cidade de Blumenau: 295 Km.

Deu vontade de participar das festas típicas? Podemos garantir que você vai adorar e se divertir!

Agora uma dica muito importante para quem se hospeda no Hotel Internacional Gravatal e pretende aproveitar as festas que acontecem em cidades um pouco mais distantes, o ideal é organizar o passeio com conforto e, principalmente, segurança. Você pode contar com o serviço de aluguel de vans, que levarão você e sua família ou amigos ao destino escolhido.

Confira algumas opções:

Biavatur

Riomaitur

L&M Turismos e Recepção
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a etnia italiana em Santa Catarina? Venha se hospedar no Hotel Internacional Gravatal para desfrutar de tudo isso e muito mais! Faça a sua reserva!

 

Hotel Internacional Gravatal – Termas do Gravatal

De 24/12 a 27/12
Mínimo de 3 diárias
Diárias a partir de
Mascote Caco HIG

Indo embora
tão cedo?

Que tal você receber nossas
promoções em seu email?
Deixe seu contato e aproveite!