MARQUEI A DATA DO CASAMENTO: E AGORA, O QUE FAZER?

O grande dia finalmente vai chegar: a sua festa de casamento! Você marcou a data, comunicou a família e comemorou muito essa importante decisão. Mas surgiu aquela dúvida: como organizar o evento mais importante da sua vida? Afinal, depois do pedido de casamento, o caminho até o altar é longo!

Ainda que essa missão não seja individual, afinal você já escolheu o parceiro para dividir todas as etapas, pensar e planejar todos os detalhes requer tempo e dedicação.

Em primeiro lugar, lembre-se de que o princípio para o seu grande dia não se tornar fonte de estresse é: organização. Não deixe nada para a “última hora”, planeje tudo com antecedência. Com isso em mente, confira alguns itens que devem prioritariamente constar no seu check list para a organização do seu casamento:

LISTA DE CONVIDADOS

O primeiro passo para organizar o seu casamento é decidir a quantidade de convidados. Esse passo é importante para que você tenha uma dimensão da festa que será realizada. A partir do número de convidados que os noivos pretendem receber, será decidido o melhor local para a festa, o melhor buffet, etc. Atrelado ao quesito convidados, existem algumas outras providências a serem tomadas, como, por exemplo, o convite. Atualmente, alguns noivos utilizam sites de casamento que auxiliam na interação e nos lembretes necessários à data.

ASSESSORIA DE EVENTOS

Para os noivos que têm condições financeiras, vale a pena contratar um promoter (promotor de festas, ou assessor de festas e eventos). O promoter auxiliará os noivos em todas as fases do casamento, desde o desenvolvimento das atividades de planejamento até a realização do evento no grande dia. Além disso, ele auxiliará na administração dos recursos e na prestação de serviços especializados para o evento. Se você ainda não decidiu o estilo do casamento, o promoter também poderá auxiliar

nesse ponto. Caso não tenha condições de contratar uma assessoria para toda a organização do casamento, é necessário, pelo menos, a contratação de um cerimonial, ou contar com alguns amigos capazes de gerenciar essas fases, para que você possa aproveitar o grande dia sem muitas preocupações.

ESCOLHA O ESTILO DA FESTA

Escolha o estilo da sua festa! Esse é um dos passos mais importantes na hora de organizar o seu casamento. Primeiramente, porque os noivos devem sentir-se representados em todo o cenário da festa de casamento e, segundo, porque essa escolha envolve os convidados, o traje a usar, a comida, a música, etc. Os noivos devem decidir com antecedência se o casamento será num estilo formal ou mais informal e, a partir disso, pensar nas outras partes, como decoração e buffet.

LOCAL DA RECEPÇÃO (OPÇÃO AR LIVRE)

Este tópico está relacionado ao anterior. A escolha do local de recepção envolve, além do estilo da festa, a logística. Por exemplo: aqueles noivos que preferem um cenário mais natural e optam por um casamento todo ao ar livre, desde o civil até a recepção, devem analisar se a data que escolheram tende ou não a chuva ou frio. Se não houver perigo de acontecer um ou outro, deve ser considerado também o horário, afinal, você não vai querer que seus convidados fiquem a mercê de um sol muito quente.

Sendo assim, para um casamento ao ar livre, na maioria das vezes, é necessário a contratação de estruturas, como cadeiras, aparadores e alguns móveis extras, tanto para a decoração quanto para o conforto dos convidados.

Depois de escolher o local para receber os convidados do seu casamento, outros itens são fundamentais, como a escolha do som, DJ, banda, iluminação, filmagem e fotografia.

Bom, esses são os itens principais com os quais você deve se preocupar. Ou seja, o seu ponto de partida para planejar um grande dia perfeito, como você sempre sonhou. Seguindo esses passos e cuidando de tudo que está ligado a eles, o sucesso da cerimônia e da recepção será garantido!