Experiência cheia de sabores, Santa Catarina te espera

Uma das partes mais importantes – e deliciosas – em qualquer viagem é conhecer a gastronomia local. Além de experimentar novos sabores através da comida, pode-se conhecer também diversos outros elementos, como a história e cultura do lugar, uma vez que muitos preservam as tradições dos antepassados.

Por conta da mistura cultural, Santa Catarina oferece uma rica gastronomia. Com influência de colonizadores, principalmente os europeus, as comidas típicas são, inclusive, difíceis de se encontrar em outras regiões no país. E com tanta diversidade, não vai faltar sabores para agradar aos mais diversos tipos de paladar. Então, vale a pena umas calorias a mais, não é verdade?

Confira as nossas dicas de comidas e lugares especiais que você não pode deixar de visitar durante a sua estadia na região sul de Santa Catarina:

Sabores da Gastronomia Alemã

Eisbein, o joelho de porco alemão, chucrute, salsichão, Apfelstrudel, batata recheada… Só de pensar nesses pratos já deu água na boca? Então você é mais um dos que aprecia a gastronomia alemã e precisa visitar o município de São Martinho. Para quem está hospedado no Hotel Internacional Gravatal, são apenas 30 minutos de deslocamento até a cidade que, com apenas 3 mil habitantes, ainda preserva os costumes dos colonizadores alemães, seja na língua ainda muito falada, como na gastronomia.

A cidade oferece diversas opções de restaurantes e lojas de produtos coloniais. No entanto, não há como visitar a cidade e não tomar um café colonial na Fluss Haus. A Fluss Haus é uma fábrica de bolachas artesanais, que conta também com uma loja própria de produtos coloniais da região e oferece, diariamente, almoço e café colonial com mais de 110 variedades de prato da gastronomia alemã. E é claro que não vai faltar um chopp bem gelado para acompanhar!

Sabores Gastronomia Açoriana

Para quem aprecia a gastronomia açoriana, a cidade de Laguna, distante cerca de 50 quilômetros de Gravatal, é um prato cheio, literalmente. Nos mais diversos restaurantes do centro da cidade, da Praia do Mar Grosso e do Farol de Santa Marta é possível desfrutar de pratos à base do típico camarão-laguna. Tainha, anchova, siri e marisco também são boas opções.

Sabores da Itália

Bom, mas se o que realmente agrada ao seu paladar são os sabores da cultura italiana, então você não pode deixar de conhecer Urussanga. Em menos de uma hora de deslocamento, partindo de Gravatal, será possível se encantar com vinícolas, cantinas e tudo mais que os sabores da tradição italiana podem oferecer. Acredite, não há como visitar a cidade e sair sem algumas lembranças “saborosas” na bagagem.

Entre as vinícolas da cidade, a Vigna Mazon é uma das que mais atrai os visitantes. Com parreirais próprios, a Vigna Mazon oferece visita à vinícola, degustação sob reserva, pousada, local para eventos e refeições para grupos. Dentre seus produtos, destacam-se os vinhos, frisantes e espumantes da uva Goethe.

Para quem é apreciador da gastronomia italiana, vale seguir em frente por mais 40 minutos para visitar, também, Nova Veneza. Além da Gôndola Lucille, na Praça Humberto Bortoluzzi, que é a atração dos visitantes, a gastronomia local também não deixa a desejar.

A Casa do Chico, um casarão histórico localizado ao lado da praça da Gôndola, é também um restaurante que oferece sabores inspirados na melhor tradição de seus imigrantes. A casa oferece pratos diferenciados e uma selecionada carta de vinhos. Vale a pena visitar e se deliciar com as pizzas feitas em forno à lenha, massas e o legítimo galeto al primo canto.

E então, o que você está esperando para visitar a região sul catarinense e se deliciar com a gastronomia local?